A Escola Centro de Treinamento Profissional Giovanni Emmi, no município de Santa Izabel do Pará, iniciou suas atividades educacionais no dia 6 de maio de 1985 e permeia os níveis de Educação Infantil e Ensino Fundamental, na modalidade da Educação Especial. Atualmente, tem como gestora a Professora Maria Marlene Rodrigues dos Santos.
Nesse contexto, em 2009 realiza o atendimento educacional especializado à educandos com deficiências (Físico-Motora, Auditiva/Surdez, Mental e Múltiplas Deficiências), transtornos evasivos do desenvolvimento e com dificuldade de aprendizagem vêm intensificando suas ações inclusivas, na tentativa de contribuir para um mundo mais igualitário e de respeito às diversidades e aos direitos humanos.
Garantir igualdade e oportunidades de Educação para todos respeitando as diversidades dos alunos, com vistas à escolaridade, preparação para o trabalho formal e informal, e sua cidadania.
Açôes e Serviços Educacionais da Instituição
Tem como ação principal o uso de flexibilizações curriculares e diferenciação curricular , no planejamento e na atuação docente, fazendo uso de estratégias que facilitem a aprendizagem, a participação e a progressão de alunos com necessidades educacionais, sejam estas transitórias ou permanentes.
Programas
ARTES: (Projetos: Arte em Madeira, Confecção de Vassoura, Reciclar-reciclagem de papel e plástico e Artesanato)
AVAS: Atividades da vida autônoma (Projetos de: Limpeza Geral, Culinária e Horticultura)
PSICOMOTRICIDADE: (Desenvolvimento das funções: cognitiva, lingüística, sócio-afetiva e motora)
Artes
Este programa será realizado como modalidade de atendimento destinado ao desenvolvimento de aptidões e habilidades dos educandos com necessidades educativas especiais, onde estão disponíveis deferentes tipos de equipamentos e materiais para o processo de pré-profissionalização, visando sua autonomia econômica e integração na sociedade. Será desenvolvido através de Programas pré-profissionalizantes de: Arte em Madeira, Vassoura, Papel Reciclado e Artesanato.
AVAS (ATIVIDADE DE VIDA AUTÔNOMA)
Tem por objetivos buscar soluções alternativas para questões básicas como higiene pessoal, limpeza do ambiente, manuseio de vasilhas e materiais, dando prioridade à execução de receita. Nesta oficina os alunos confeccionam merendas para serem comercializada no próprio centro durante o intervalo.
Psicomotricidade
Este programa tem como: finalidade desenvolver no educando com deficiência mental, visual, auditiva, altas habilidades e pessoas com dificuldades de aprendizagem, atividades psicomotoras através do lúdico, visando o desenvolvimento das funções cognitiva, lingüística, sócio-afetiva e motora, na superação das dificuldades de aprendizagem e ajustamento social, possibilitando o desenvolvimento do potencial cognitivo, afetivo e motor, e apoio das atividades que estão sendo desenvolvido na escola inclusiva.
Brinquedoteca
Este programa visa promover experiências de aprendizagem através de ações lúdicas do cotidiano, na construção do conhecimento do aluno, de forma facilitadora para a inclusão do aluno na rede regular de ensino.
Educação Física Adaptada
Este programa será desenvolvido como parte integrante na formação do educando com necessidade educativa especial, visando proporcionar através de projetos, uma melhoria de qualidade de vida de alunos que apresentam a necessidade de otimizar o processo ensino-aprendizagem, bem como suas qualidades físicas, orgânicas, psicológicas, afetivo-emocional, social e psicomotora, e, consequentemente promover saúde, igualdade e participação na vida social
Informática Educativa
Este programa será desenvolvido como parte integrante na formação do educando, sendo o laboratório de informática um espaço pedagógico que proporciona o uso do computador como ferramenta de aprendizagem, promovendo experiências educativas através do lúdico, considerando as limitações e especificidades dos alunos matriculados na unidade especializada Giovanni Emmi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário